No ritmo do samba, Troféu Raça Negra 2015 presta homenagem especial ao cantor Marinho da Vila
Emoção, lágrimas de alegria e uma enxurrada de aplausos marcaram a entrega do Troféu Raça Negra 2015, na noite do último domingo (15), na Sala São Paulo. Artistas, autoridades, personalidades, escritores estiveram por lá, seja para receber a premiação ou para prestigiar a noite de gala. O evento deste ano homenageou o cantor, compositor e escritor, Martinho da Vila, que recebeu o troféu ao lado da mulher Cleo e de parte de seus filhos. Prêmio Nobel de Literatura, Wole Soyinka também foi premiado. Ambos foram aplaudidos de pé.
Martinho agradeceu a honraria, falou de como é difícil ser homenageado e agradeceu todo carinho que recebeu e todo o empenho dos organizadores.
Soyinka, que já havia feito o seu discurso no início da cerimônia, também arriscou um obrigado ao receber o troféu das mãos do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e ao lado do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente. O reitor, aliás, não deixou de fazer a sua usual saudação: Boa noite, Zumbi dos Palmares, e recebeu a resposta de um coro de mais de mil pessoas presentes.
Maria Julia Coutinho, a Maju, a garota do tempo do Jornal Nacional, da TV Globo, foi ovacionada ao ser chamada. Visivelmente emocionada, subiu ao palco para receber o seu troféu e disse que a luta contra o preconceito é de todos. “Dos heróis negros, da minha avó que era doméstica, dos meus pais, da moça que é cozinheira, da moça que limpa o banheiro da TV Globo. Tenho honra de fazer parte dessa luta e todos devemos pensar em um mundo mais gentil e acolhedor”, disse a jornalista.
O ator Érico Brás, sua mulher Kênia, e os dois filhos, Gabriela e Matheus também receberam seus troféus. A família toda foi premiada, entre outros pontos, pelo trabalho que desenvolve no canal do youtube Ta Bom pra Você?, onde refazem comerciais de TV só que apenas com atores negros, eles mesmos. Érico disse que atores negros também querem a sua fatia na publicidade. Érico e Kênia, aliás, foram mestres de cerimônia, ao lado de outro casal: Erika Januza e Hélio de La Peña.
Foram premiados também Nilcemar Nogueira, neta de cartola e fundadora do Museu do Samba, o chef e dono de restaurante José Alencar de Souza e a escritora Conceição Evaristo. Além deles, foram premiados também Marcus Vinícius Furtado Coêlho, presidente da OAB Nacional; Maurício Pestana, secretário de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo; João Carlos Martins, maestro; Macaé Evaristo, secretária de Educação do Estado de Minas Gerais; e Lorival Ferreira dos Santos, juiz do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas.
O Troféu Raça Negra é uma iniciativa da Afrobras (Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural) e Universidade Zumbi dos Palmares e este ano teve Chico Spinosa como diretor artístico e Thobias do Vai-Vai como diretor musical.
Muita música no palco do troféu
O que não faltou na premiação foi música de qualidade. Nem só os premiados brilharam na entrega do Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo. Subiram ao palco também Fafá de Belém, que cantou lindamente o Hino Nacional acompanhada do maestro João Carlos Martins, Leci Brandão, Maria Ceiça, Paula Lima, Elizeth Rosa, Péricles, Rappin Hood, Dexter, entre outros, que apresentaram canções do homenageado Martinho da Vila.
Também chamaram a atenção bailarinos que fizeram uma performance, com capoeira e dança, nos corredores e no palco da casa de espetáculos. Na platéia o ator Sérgio Loroza, a deputada federal Benedita da Silva, o ministro do TSE Dias Tóffoli, a apresentadora Adriana Bombom, a atriz Lica Oliveira, o ex-atleta Robson Caetano e o cantor Simoninha.
About author
Também recomendamos
“Arlindo Cruz – 60 anos de vida, 40 anos de samba”: grandes nomes do samba se juntam em homenagem
Arlindo Cruz, um dos maiores cantores do Brasil, vai ganhar uma homenagem especial no palco do Credicard Hall, em São Paulo, no próximo dia 14 de setembro. A turnê “60 anos de vida, 40 anos
Péricles divulga música inédita em todas as plataformas de streaming; ouça “Logo de Manhã”
O cantor Péricles divulgou em todas as plataformas de streaming nesta sexta-feira (17) a inédita canção “Logo de Manhã”, composição de Délcio Luiz e André Renato, (clique aqui e confira). A canção
“Paulinho da Viola encontra Marisa Monte” estende turnê após sucesso de público; confira agenda
Sucesso unânime de público e crítica, o show Paulinho da Viola encontra Marisa Monte voltará à cena de setembro a novembro deste ano, ganhando mais dez apresentações em oito capitais
0 Comments
Não há comentários ainda
Você pode ser o primeiro a Comentar este post