Ex-integrantes do Exalta anunciam volta do grupo com novos vocalistas e caso pode parar na Justiça

Ex-integrantes do Exalta anunciam volta do grupo com novos vocalistas e caso pode parar na Justiça

Já imaginou ir a um show do extinto Exaltasamba sem a presença de Péricles, Pinha ou mesmo de Thiaguinho? Parece um tanto quanto utópico, mas é o que pode acontecer no início de 2016. Thell e Brilhantina, dois dos ex-integrantes e fundadores do grupo, resolveram voltar com as atividades do conjunto de pagode, mas sem a presença dos antigos companheiros e apostando em três novos componentes e vocalistas, criando assim um clima bastante pesado entre eles nos bastidores e podendo fazer com que o caso vá parar na Justiça.

Como tudo começou

Referência entre os grupos de pagode durante anos, o Exaltasamba encerrou suas atividades, naquilo que foi chamado de ‘recesso’ durante o programa Domingão do Faustão, em junho de 2011. Na oportunidade, Thiaguinho, que era o mais novo do conjunto, disse que estava focado em sua carreira solo, assim como Péricles. Pinha, que fazia um dos vocais e tocava repique de mão, afirmou que pretendia continuar trabalhando com música e foi convidado a compor a banda de Péricles. Já Brilhantina disse que ficou triste e, na oportunidade, mostrou um claro descontentamento com a decisão, enquanto que Thell optou seguir no ramo de percussão e passou a trabalhar com outros grupos.

exaltasamba-1336777346893_639x300

Exatos quatro anos após o fim do Exalta, Thiaguinho, Péricles e Pinha resolveram convidar o cantor Chrigor, primeiro vocalista do grupo, para um projeto chamado A Gente Faz a Festa, reunindo assim os três cantores que fizeram história do Exaltasamba. Além deles (e de Pinha), outro antigo componente do grupo também esteve à frente do novo trabalho: Isaias, atual maestro da banda do Péricles e antigo responsável pelo arranjos e violão do Exalta. As ausências de Thell e Brilhantina do projeto, no entanto, criaram uma espécie de racha nos bastidores. Segundo fontes ouvidas pelo Samba & Pagode, nenhum convite foi feito para que os dois fossem aos quatro shows. “O que deixou eles mais indignados foi a falta de um simples telefonema e o fato de pessoas próximas ligarem perguntando se eles participariam e eles não tinham sequer uma resposta para dar”, revelou uma pessoa próxima de Brilhantina, em contato com o Samba & Pagode.

Como as quatro apresentações do projeto A Gente Faz a Festa foi um sucesso e teve repercussão nacional, uma nova edição do reencontro já estava planejada para 2016. O cantor Péricles, inclusive, revelou com exclusividade ao Samba & Pagode que estava planejando gravar um DVD no ano que vem em homenagem aos 30 anos de Exaltasamba (clique aqui e relembre).

O clima ruim entre os ex-participantes do grupo que não foram convidados para o novo projeto, no entanto, fez com que Brilhantina e Thell se unissem e anunciassem a volta do Exalta em 2016, também com o foco de comemorar os 30 anos do grupo, mas sem a presença de Thiaguinho, Péricles e Pinha, ou mesmo Chrigor e Isaias.

Divulgação

Com a ideia já definida na cabeça e, segundo a assessoria de imprensa de Thiaguinho e Péricles, sem ter consultado todos os ex-integrantes do grupo, Thell e Brilhantinha iniciaram a divulgação do “Novo Exaltasamba” através das redes sociais. Perfis no Instagram, Facebook e Twitter foram criados no início do mês de outubro para anunciar a novidade.

Em uma das publicações, inclusive, foi revelado o novo do primeiro novo vocalista do Exaltasamba. Trata-se de Nego Branco, pagodeiro muito conhecido dentro do mercado e um dos grandes nomes da nova geração do samba e pagode atual.

O detalhe interessante do anúncio, que também foi confirmado pelo próprio Nego Branco, é que o novo vocalista do Exaltasamba, ao contrário de Thell e Brilhantina, foi convidado e fez uma participação em um dos quatro shows do projeto A Gente Faz a Festa (assista no vídeo abaixo) cantando a música A Carta, sucesso do Exaltasamba.

Em contato com a reportagem do Samba & Pagode, Thell e Brilhantina preferiram não se manifestar sobre o grupo, mas os responsáveis pelo retorno do Exaltasamba em 2016 nos enviou um comunicado oficial para falar sobre a volta do grupo, agora com novos participantes.

“Luiz, importante: O novo EXALTASAMBA, renascendo em 2016 com três novos cantores, é uma realidade. EXALSATAMBA, no decorrer dos anos, tornou-se maior que uma marca ou um grupo musical, é quase que uma instituição. É bastante simples: Pelé parou faz muito tempo, Sócrates já faleceu, Bebeto, Romário e Zico pararam, e os times de futebol continuam ai, independente de diretores, jogadores ou técnicos. O Exaltasamba é praticamente a mesma coisa. Pessoas vão e outras novas tem que vir. A renovação e a mudança fazem parte da vida. Se assim não fosse, talvez hoje nem haveria internet, celular e etc”.

Apesar do motivo pelo ‘racha’ do grupo parecer claro (leia-se A Gente Faz a Festa), informações obtidas nos últimos dias pelo Samba & Pagode dão conta de que o responsável real pelo atrito que fez com que Brilhantinha e Thell tomasse a atitude de reativar o Exaltasamba tem outro nome: Fábio Francisco, empresário do ramo musical e dono da Inovashow, empresa que cuidava da carreira do Exaltasamba e hoje gerencia as carreiras solo de Thiaguinho e Péricles.

#AgenteFazAFesta

Uma foto publicada por Fabio Francisco (@fabioinovashow) em

Em contato com a assessoria de imprensa da Inovashow, nossa reportagem foi informada que Fábio Francisco não falaria, pelo menos agora, sobre a nova formação do Exalta e também sobre um possível entreveiro entre ele e os ex-integrantes do Exaltasamba. Há, no entanto, a possibilidade do caso ir parar na Justiça, uma vez que o nome do grupo não pode ser usado por duas pessoas sem um aviso prévio ou acerto entre as partes. Ou seja, muita água irá correr nos próximos dias e nada está definido sobre o futuro do (Novo) Exaltasamba e também sobre o projeto A Gente Faz a Festa, que aliás terá sua segunda edição realizada no início de dezembro, ainda este ano, antecipando assim o planejamento inicial, que programava as apresentações apenas para janeiro de 2016.

About author

Luiz Teixeira
Luiz Teixeira 215 posts

Luiz Teixeira, 27 anos, é formado em jornalismo, com especialização em produção e apresentação de telejornal, desde 2009, pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalha desde 2007 na área e atualmente é repórter da Rádio Band News FM, de São Paulo. Natural de Taboão da Serra-SP, criou o site Samba & Pagode depois de um papo entre amigos do meio musical, assessores de imprensa, cantores e músicos.

Também recomendamos

Pagode 0 Comments

Em bate-papo exclusivo, Thiaguinho abre o jogo sobre novo CD, carreira internacional e shows em SP

Traçando sua carreira solo desde o ano de 2012, quando chegou ao fim o grupo Exaltsamba, o cantor Thiaguinho vem demonstrando uma evolução constante nos seus trabalhos e uma mistura

Pagode 0 Comments

Turma do Pagode e Thiaguinho anunciam pagode semanal durante o mês de julho em São Paulo

As noites de terça-feira do mês de julho prometem ser de muito Samba & Pagode, pelo menos em São Paulo. Isso porque o cantor Thiaguinho e o grupo Turma do

Pagode 0 Comments

Turma do Pagode lança novo álbum “Misturadin” com nove inéditas e participações especiais; ouça o CD

A Turma do Pagode lançou nesta terça-feira, (15) seu mais novo álbum, o décimo da carreira. Com nove faixas inéditas e sucessos do samba e do pagode dos anos 1990

4 Comments

  1. Guilherme Castilho
    dezembro 05, 02:34 Reply
    Pra mim ! E pra todo verdadeiro fã do Exalta.. Isso é uma verdadeira falta de consideração e respeito conosco! Já que há brigas e desafestos entre os ex-integrantes do grupo! Encerra essa História! Deixa o Exalta no passado! Pra ser lembrado pela sua ultima formação! Pra que montar outro grupo com o MSM nome? Pra apagar uma história tão linda!? Ridículo! Usem outro nome! Mais não apagem a história do Exalta!
  2. jose adriano de toledo
    dezembro 29, 17:08 Reply
    spou cantor compositor mse vcs quizerem posso ate entrar com vcs minhas musicas sao show mas trocaremos os nomes por que o exalta e imseparavel
  3. Claudia Barreto
    junho 06, 13:07 Reply
    Sou a favor de uma nova formação do grupo,afinal,Théo e Brilhantina não saíram do grupo,quem saiu foi os vocalistas,eles tem o direito de continuar,usufruíram um do outro pra alcançar a fama,depois que alcançaram,sai do grupo e deixa colegas na mão.E outra Thiaguinho entrou bem depois no grupo e agora quer impedir alguma coisa,me poupe,seres humanos egoístas,sem compaixão e respeito ao prôximo. O melhor seria pensar cada um em seu próprio sucesso,e não incomodar,a busca do sucesso do outro.

Deixe uma resposta