Morre aos 104 anos a sambista Vó Maria, viúva do bamba Donga, autor do 1º samba gravado

Morre aos 104 anos a sambista Vó Maria, viúva do bamba Donga, autor do 1º samba gravado

O samba está de luto. Morreu no Rio de Janeiro, no último sábado (16), aos 104 anos de idade, Maria das Dores Santos, popularmente conhecida com Vó Maria, eterna viúva Ernesto Maria dos Santos, o famoso Donga, músico que compôs a canção Por telefone, de 1916, tida até hoje como o primeiro samba gravado. De acordo com Sonia Maria, neta dela, a avó caiu em casa, precisou fazer uma cirurgia no fêmur, mas não resistiu e acabou falecendo.

Segundo a assessoria de imprensa de Vó Maria, ela foi operada logo após a queda no Hospital Salgado Filho, ficou um período internada, mas morreu ao chegar em sua residência, pouco tempo após ter recebido alta.

Casada por 15 anos com Donga, Vó Maria também era sambista, mas, ao contrário do mariado, acabou realizado seu primeiro aos 89 anos de idade. Três anos depois, ela lançou seu primeiro CD.

Última esposa de Donga, Vó Maria fazia parte da turma dos bambas do samba, pois recebia quase que diariamente nomes como Clara Nunes, Ney Lopes, João da Baiana e Martinho da Vila na casa que tinha com o maria, localizada na Aldeia Campista, local onde muitos sambas foram compostos.

Na história

Há muitos questionamentos até hoje sobre qual foi o primeiro samba grava e registrado na Biblioteca Nacional. Pelo Telefone, de Donga, é quem leva o título, mas as músicas Em casa de baiana, de Alfredo Carlos Brício, e A viola está magoada, de Baiano, de 1913 e 1914, respectivamente, também ‘brigam’ por esse rótulo. Por ter feito mais sucesso na época, Pelo Telefone fez com que o samba virasse um dos gêneros centrais da música popular urbana no Rio de Janeiro.

Ouça no vídeo abaixo a canção Pelo Telefone, de Ernesto Maria dos Santos, o popular Donga

About author

Luiz Teixeira
Luiz Teixeira 238 posts

Luiz Teixeira, 29 anos, é formado em jornalismo, com especialização em produção e apresentação de telejornal, pela Universidade Anhembi Morumbi no ano de 2009. Trabalha desde 2007 na área e atualmente é repórter da Rádio Band News FM, de São Paulo. Natural de Taboão da Serra-SP, criou o site Samba & Pagode depois de um papo entre amigos do meio musical, assessores de imprensa, cantores e músicos. Viva o Samba!

Também recomendamos

“Mestres do Samba”, Arlindo Cruz e Jorge Aragão farão show juntos em São Paulo no fim do mês

Arlindo Cruz e Jorge Aragão, duas das maiores referências do gênero musical mais popular do país e componentes ativos do histórico e lendário Cacique de Ramos, transformação o Espaço das

Símbolo do samba, Mario Sérgio, vocalista do Fundo de Quintal, morre no Rio de Janeiro

O samba acordou de luto na manhã deste domingo (29). Vocalista e compositor do Fundo de Quintal, Mário Sérgio faleceu nesta madrugada vítima de um linfoma. A morte do sambista,

Arlindo Cruz recebe cateter cerebral após AVC e familiares dizem que quadro é grave, mas estável

O quadro médico do cantor e compositor Arlindo Cruz é grave, porém estável, garantem os familiares do sambista após ele sofrer um AVC na última sexta-feira (17). Arlindo foi encontrado inconsciente

0 Comments

Não há comentários ainda

Você pode ser o primeiro a Comentar este post