Exposição especial sobre Dona Ivone Lara será realizada no Itaú Cultural, em São Paulo

Exposição especial sobre Dona Ivone Lara será realizada no Itaú Cultural, em São Paulo

Em homenagem aos 94 anos de idade de Dona Ivone Lara, o Itaú Cultural irá dedica uma exposição especial a uma das vozes mais importantes e imponentes do samba brasileiro. Como parte da Ocupação, projeto criado para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciam, a história da sambista será exposta a partir do dia 16 de maio e vai até o dia 21 de junho.

A exposição irá mostrar o trabalho de sete pesquisadores que abordam histórias da vida de Dona Ivone Lara. No dia da abertura da homenagem, o grupo Samba Virado irá tocar o repertório da homenageada, às 12h e 17h, no espaço expositivo.

Ancestrais, parceiros, composições, áudios, vídeos, fotos raras e alguns objetos pessoais da sambista são destaques da exposição, que terá sua história contada por meio de suas composições, ao invés de seguir, precisamente, uma cronologia.

Espaço Ocupação

O espaço Ocupação, um dos destaques do Itaú Cultural, tem como grande foco  preservar a memória artística nacional.

O site da exposição, lançado no dia 16, também apresenta um conteúdo exclusivo sobre os homenageados pelo espaço. Histórias dos familiares de Dona Ivone Lara, contadas através de uma árvore genealógica, estarão à disposição do público, sem contar na discografia comentada da artista com playlist temática e entrevistas com nomes como Leci Brandão, Zélia Duncan, Fabiana Cozza, Hermínio Bello de Carvalho, Tia Maria do Jongo e Luiza Dionízio.

Entre os produtos da exposição, o público tem acesso a uma publicação impressa e digital que traz textos sobre os ancestrais presentes na mostra, assinados por Lucas, pela documentarista Susanna Lira e pelo músico Pretinho da Serrinha.

 

About author

Luiz Teixeira
Luiz Teixeira 196 posts

Luiz Teixeira, 27 anos, é formado em jornalismo, com especialização em produção e apresentação de telejornal, desde 2009, pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalha desde 2007 na área e atualmente é repórter da Rádio Band News FM, de São Paulo. Natural de Taboão da Serra-SP, criou o site Samba & Pagode depois de um papo entre amigos do meio musical, assessores de imprensa, cantores e músicos.

Também recomendamos

Alemão dá samba? Dá, sim senhor!

Você por já ouviu falar em Alexandre Panzoldo? Talvez por esta alcunha a dificuldade de vir a lembrança seja muito flagrante, ou até impossível. Agora, seu dissermos Alemão do Cavaco,

Em outubro tem Zeca Pagodinho no Espaço das Américas apresentando seu novo CD “Ser Humano”

Quem gosta de Zeca Pagodinho e mora na cidade de São Paulo, não poderá perder a oportunidade de acompanhar o sambista em um show especial do CD Ser Humano, trabalho

Leandro Lehart lança novo CD e DVD inspirado em sucessos do Fundo de Quintal; ouça a prévia

Ex-vocalista do grupo Art Popular e um dos compositores mais conhecidos dentro do gênero do samba e do pagode, o cantor Leandro Lehart está preparando uma surpresa especial para o

0 Comments

Não há comentários ainda

Você pode ser o primeiro a Comentar este post